Os Maios na Ilha Terceira


Maio "Pastor à Corda" no Quiosque de Turismo da Praia da Vitória

O dia 1 de Maio - Dia do Trabalhador – é celebrado de uma forma especial nas ilhas dos Açores, principalmente na Ilha Terceira.
Este dia é comemorado com bonecos de pano, feitos à semelhança do homem, que representam pessoas em episódios do quotidiano. Neste dia, as pessoas embelezam as suas portas, varandas, jardins com estes bonecos, tradicionalmente designados como Maios, de forma a adornar o local mas também com um sentido crítico e/ou cómico.
Julga-se que esta tradição esteja associada às boas colheitas, e seria uma forma de dar as boas vindas ao Verão que se avizinha e despedir-se do Inverno. Considera-se que os Maios são muito semelhantes aos espantalhos, semelhança esta que se justifica pelo facto de as pessoas quererem garantir que as suas colheitas seriam as melhores.
Na ilha Terceira, este dia é também vivido intensamente pelo facto de começarem as tradicionais touradas à corda, que fazem mover centenas de pessoas. É uma tradição que se mantém até aos dias de hoje e uma das mais emblemáticas da ilha. Para saber mais informações sobre a tourada à corda, pode aceder aqui.
Deste modo, e porque não podia perder essa ocasião, o Quiosque de Turismo da Praia da Vitória criou o seu Maio, querendo representar um pastor de tourada à corda. 

No dia 1 de Maio, não pode perder a oportunidade de nos fazer uma visita. Ficamos à sua espera!

Sara Luís e Catarina Cota

2 comentários: