História do Dia do Trabalhador




No dia 1 de Maio de 1886, 500 mil trabalhadores saíram à rua em Chicago, nos Estados Unidos, em manifestação pacifica, exzigindo a redução da jornada para oito horas de trabalho. A policia reprimiu a manifestação, dispersando a concentração, depois de ferir e matar muitos dos funcionários.
Quatro dias mais tarde, a 5 de Maio de 1886, os trabalhadores voltaram a sair ás ruas, devido ao excesso de horas de trabalho e foram novamente reprimidos: 8 lideres presos, 4 trabalhadores executados e 3 condenados a prisão perpétua.
A luta não parou e a solidariedade internacional pressionou o governo americano a anular o falso julgamento e a elaborar novo juri, em 1988. Os membros que constituiam o juri reconheceram a inocência dos trabalhadores, culparam o Estadoamericano e ordenaram que se soltassem os 3 presos.
Em 1989 o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou o 1º de Maio como o Dia Internacional do Trabalhador. E, em 1990, os trabalhadores americanos conquistaram a jornada de trabalho de 8 horas.
Na actualidade nos Estados Unidos , o dia do trabalhador é comemorado a 3 de setembro.
No Canadá este feriado chama-se "Dia de Oito Horas".
Na Europa o Dia do Trabalhador comemora-se a 1 de Maio.

Fonte: aeiou.expressoemprego.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário