O Vulcão dos Capelinhos é visita obrigatória na ilha do Faial, é um dos pontos turísticos mais interessantes a visitar.
Este vulcão faz parte do Geoparque dos Açores, sendo o geosítio FAI 6, Vulcão dos Capelinhos e Costado da Nau, sendo que o Costado da Nau pertence a um vulcão mais antigo.
A erupção do Vulcão dos Capelinhos teve ínicio em 1957, e terminou em 1958, tendo sido uma das erupções vulcânicas mais distintas e mais estudadas da Europa.
Foram muitos os tremores de terra que acompanharam esta erupção, erupções de diversas formas, submarinas e terrestres, com especial incidência da submarina, sendo esta a primeira a ocorrer. Erupções explosivas e efusivas, de diversos materiais, e que deram origem a uma pequena ilha que se formou, acrescentando essa parte à ilha do Faial.
Durante a explosão muitos materiais foram expelidos, como lava, jactos de cinzas, areia, vapor de água, e fumos negros.
Muitas foram as pessoas, que devido à erupção, tiveram de abandonar as suas casas e emigrar para os EUA.
O Vulcão dos Capelinhos encontra-se neste momento adormecido.
Devido à importância deste vulcão foi construído no local, entre 2006 e 2008, o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, que merece bem ser visitado.
Este espaço apresenta toda a história do vulcão, bem como exposições de bastante interesse e filmes sobre o o vulcanismo nos Açores.
O farol que existia nos Capelinhos, danificado pela erupção, foi restaurado por dentro, na torre, servindo agora apenas para se subir e ver a paisagem, como se pode ver na foto acima.
De salientar que este espaço é subterrâneo, de forma a não causar impacto visual, sendo considerado um dos melhores da Europa.
Fotos: Andreia Rosa
Sem comentários:
Enviar um comentário