Lenda do Pirata Bei





Reza a lenda que a expressão “Bei”, muito utilizada na Ilha de Santa Maria, para indicar espanto, admiração, surpresa; se deve a um pirata de nome Bei.
Segundo se diz, esse pirata estaria presente nalguns dos vários ataques que se verificaram à Ilha por parte de piratas da Berbéria ou Barbária,  (designação dada aos piratas que operavam no mediterrâneo e atlântico nordeste a partir da costa da Berbéria, litoral de África, Argélia, Marrocos, Tunísia e Líbia, sendo a base principal em Argel). Berbéria ou Barbária nada tinha a ver com a forma bárbara da sua actuação, mas com a sua origem na costa Ocidental do Magrebe, conhecida na época pelos povos da Europa como costa da Barbária.
Nessas incursões saqueavam e levavam cristãos prisioneiros para vender como escravos nas praças do norte de África, ou de famílias abastadas para exigirem um resgate. Destes últimos resgatados e agradecidos,devotos de Nossa Senhora dos Anjos, surge a irmandade dos Escravos da Cadeínha, reconhecida pelo Bispo de Angra, D. Frei Lourenço de Castro em 1675.

Fontes:  http://santamariaazores.net/web/lenda-do-pirata-bei/lendas-e-mitos/#.UkRCHNLIa68



Sandra Amaral

Sem comentários:

Enviar um comentário