Mar dos Açores em vídeo musical

Diário Insular

O mar dos Açores serviu de pano de fundo ao mais recente videoclip de Scott Jablonski, conhecido no meio como SJ, um cantor e autor norte-americano maioritariamente conhecido pelo seu estilo musical acústico.
O projeto, pensado por SJ no âmbito da sua série de reinterpretações de temas conhecidos, intitulada "Covers & Others", fez parte do ciclo de vídeos musicais que mostram o trabalho de várias organizações científicas, ambientais ou sociais um pouco por todo o Mundo.
Cerca de duzentos metros debaixo de água, foi a vez de a organização sem fins lucrativos norte-americana Project Baseline mostrar, ao som de uma interpretação de SJ do tema "Yellow", da banda britânica Coldplay, a expedição científica que realizou em território português.
O objetivo principal foi "estudar a bela e ameaçada diversidade marítima dos Açores", segundo um comunicado daquela organização, que classifica o património marítimo do arquipélago como "um carismático ecossistema com vida marinha de cortar a respiração".
Desta expedição fizeram também parte membros nacionais do IMAR - Centro do Mar e Ambiente e do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores (UAç).
Segundo Hélder Silva, membro do DOP, "a expedição foi feita em vários pontos do mar dos Açores", em diversas ilhas, tendo sido recolhidos vídeos, fotografias, amostras e cerca de duzentos espécimes, principalmente por via de mergulho.
"O objetivo do Project Baseline é fazer o levantamento do estado ambiental dos mares globais, não só dos Açores", explica Hélder Silva.
Diz ainda que o extenso trabalho do DOP na descoberta de novas espécies de corais no arquipélago e na medição dos níveis de pH das águas da região poderá estar na base do interesse do Project Baseline.
Grande parte do foco daquela organização foi recolher amostras de corais pretos e vermelhos, de forma a "recolher dados que consigam identificar quaisquer alterações na saúde dos ecossistemas ao longo do tempo", diz o comunicado do Project Baseline.
Segundo o site daquela organização sem fins lucrativos, os seus membros estão abertos à participação de todos os mergulhadores, amadores ou não, que se interessem por descobrir novos terrenos subaquáticos nunca antes visitados.
O Project Baseline é uma iniciativa da Global Underwater Explorers, uma organização mundial também sem fins lucrativos e que tem como propósito a exploração e a proteção do meio aquático.
Atualmente, a iniciativa Project Baseline conta com vários projetos de estudo dos mares em 23 países, podendo os seus vídeos ser vistos através do site Youtube.


Diário Insular

Sem comentários:

Enviar um comentário