Fechaduras de madeira da Ilha do Corvo

"Com as mãos se cria uma arte que foi feita, moldada pela alma de um artesão." Douglas Almeida Virgílio 

Fonte imagem: http://www.cofit.org/acores/?id=3#corvo
São vários os utensílios em madeira produzidos pelos artesãos açorianos sobressaindo as fechaduras que se fazem na ilha do Corvo.
Ainda hoje são raras as casas cujas portas estão trancadas e, ironicamente, é este o lar de uma das mais peculiares peças do artesanato açoriano.
 Muito provavelmente são o último testemunho de uma época em que as matérias-primas eram escassas, mas grande era o engenho e a necessidade de preservar as propriedades em tempo de assaltos de corsários e piratas.
Fonte imagem: http://yanass.blogspot.pt/2010/07/artesanato-do-acores.html

As fechaduras Corvinas de madeira são uma resposta à dificuldade imposta pela distância, de obtenção das fechaduras metálicas, cujo uso atualmente se mantém em palheiros e armazéns agrícolas.
Existem vários modelos e com vários segredos, que só a respetiva chave torna acessível. Trabalhadas com grande perícia manual, recorrendo apenas a uma navalha, constróem-se  em três partes distintas: ferrolho, batente e chave.
 Além do mérito no talhe dos diversos tipos de fechaduras é também surpreendente a invenção que "permite variar até ao infinito as chaves e os segredos nelas empregados". São estes exemplos de capacidade criadora que constituem hoje um património de grande valor.

Preservar esta peça artesanal, ou seja, manter vivo na cultura dos Corvinos é muito importante, pois para além de uma tradição é a sua identidade.

Fonte imagem: http://artesanato.azores.gov.pt


Fonte de informação: Livro artesanato dos Açores

Andreia Goulart

2 comentários: