Fábrica de cerâmica Vieira é um verdadeiro museu

Fundada em 1862 por Bernardino da Silva, esta foi a primeira fábrica de cerâmica dos Açores e a única que sobreviveu até hoje.
A fábrica de cerâmica Vieira, na Lagoa, em São Miguel, pertence à mesma família há já 5 gerações, com Manuela e Teresa, juntamente com o pai a orientarem o negócio e, a conservar o processo de fabrico artesanal exercendo praticamente estes princípios e, que quem visita a fábrica pode seguir.
Apelando especialmente ao barro, originário da ilha de Santa Maria e de Portugal Continental e, no mundo onde as tecnologias predominam, aqui ainda se labora artesanalmente a arte de fazer loiça.
Depois da cozedura do barro, as peças são vidradas manualmente num banho branco, decoradas e novamente cozidas. Num processo que já dura há quase 154 anos, apenas sofreu pequenas mudanças.
Aqui são confecionadas peças de loiça predominantemente feitas na roda do oleiro e azulejos criados manualmente, utilizando decorações onde o azul é a cor principal. Características que tornam esta loiça única e produto certificado dos Açores.








Fonte:www.rtp.PT /http://www.rtp.pt/acores/local/fabrica-de-ceramica-vieira-e-um-verdadeiro-museu-video_49205~

Sem comentários:

Enviar um comentário