Montanha do Pico tem novo regulamento de acesso




O novo regulamento de acesso à Reserva Natural da Montanha da Ilha do Pico entrou em vigor domingo, tendo em vista promover uma ainda maior segurança dos visitantes e reforçar a sensibilização para a conservação e valorização do património natural.
Nesse sentido, o Governo dos Açores decidiu alargar o horário de funcionamento da Casa da Montanha, disponibilizar uma nova plataforma de reservas online e redefinir as taxas de acesso.
A Casa da Montanha, de 1 a 31 de maio e de 1 a 15 de outubro, vai funcionar ininterruptamente das 8h00 de sexta-feira até às 20h00 de domingo e, nos restantes dias da semana, das 8h00 às 20h00.
Entre 1 de junho a 30 de setembro, a Casa da Montanha vai funcionar ininterruptamente durante as 24 horas, enquanto, de 16 de outubro a 30 de abril, funcionará todos os dias das 8h00 às 18h00.
Os visitantes, além da Casa da Montanha, podem obter a necessária autorização de subida junto do Parque Natural do Pico, presencialmente ou através do preenchimento do formulário disponível no endereço eletrónico http://servicos-sraa.azores.gov.pt/gamp, bem como no quartel dos Bombeiros Voluntários da Madalena.
O acesso à Montanha pode ser feito de forma autónoma ou através de guias das empresas de animação turística, de agências de viagem ou de empreendimentos turísticos reconhecidos pelos departamentos do Governo Regional competentes em matéria de Turismo e Ambiente.
As taxas de acesso, em função dos objetivos de preservação, segurança e diversificação do tipo de escaladas, passam a ter mais variedades, contemplando condições especiais para os detentores do cartão “Amigo dos Parques” e as empresas aderentes do programa “Parceiro para o Desenvolvimento Sustentável”.
Em cada subida, é entregue ao visitante um equipamento de rastreio (GPS), sendo também disponibilizadas informações sobre o regulamento, as condições e duração média do percurso, código de conduta e segurança, a previsão meteorológica e os termos e condições de eventuais operações de resgate.
Para mais informações relativamente ao novo regulamento, horários, taxas de acesso e contatos, os interessados podem consultar o sítio como o endereço eletrónico http://parquesnaturais.azores.gov.pt, na área do Parque Natural do Pico.

Fonte: Parques Naturais Açores


Ana Cabrita

Sem comentários:

Enviar um comentário