Tradição dos "Maios" mesmo em dia de chuva

No passado  dia 1 de Maio 2016 dia do Trabalhador e dia da Mãe, em Santa Maria manteve-se a tradição, de fazer os  “maios” e expor-los no exterior das residências. 
Algumas entidades e associações, bem como alguns particulares, fazem questão de anualmente exibirem tais elementos da nossa tradição.

Felizmente a chuva não impediu que a tradição saí-se à rua!

Foto: http://santamariaazores.net
Os "Maios" são bonecos que representam pessoas, em tamanho natural, vestidos e calçados com a nossa roupa, em atitudes humanas normais, sozinhos ou em grupo, representando cenas do quotidiano (passado ou actual). Julgamos que esta tradição remonta ao inicio do povoamento dos Açores e que terá sido trazida com os Algarvios, já que é o único local do Continente onde esta tradição de fazer bonecos na madrugada do 1º de Maio existe.  Todos os anos, mais ou menos, lá aparecem com a sátira, normalmente politica, escrita em cartolina colocadas à frente dos bonecos. 
Acredita-se que esta tradição tem  origem em antigos ritos e cultos agrários, praticados pelos nossos antepassados, com o objectivo de assinalar o final do Inverno e a chegada da Primavera.
 Ao pôr do Sol e de uma forma quase subtil, os maios desaparecem, regressando no próximo Ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário