Massa Sovada em Folar – Gastronomia açoriana

Os bolos de massa sovada são um doce regional dos Açores. São confeccionados com maior frequência por altura da Páscoa e do Espírito Santo. São um elemento de presença obrigatória nestas festividades que decorrem em todas as freguesias dos Açores.
As receitas de massa sovada variam de ilha para ilha, podendo ser mais ou menos condimentadas. No entanto, são sempre confecionadas à base de farinha, açúcar, leite e ovos. Estes bolos são distribuídos nos bodos de leite às crianças e dados a provar a todos os que se dirigirem aos impérios do Espírito Santo. Na gastronomia açoriana, acompanham pratos típicos. Na ilha Terceira, por exemplo, servem de acompanhamento à alcatra.
Comparado com o folar, os bolos de massa sovada são mais enriquecidos em ovos, açúcar e manteiga, tornando-se mais saborosos. O folar caracteriza-se por ser uma massa menos doce e mais parecida ao pão-de-leite.

Ingredientes para a preparação tradicional

Para o fermento:
- 1 Batata grande;
- 1 Ovo;
- 1 Colher de sopa de açúcar;
- 125 G. de farinha (aprox.);
- 20 G. de fermento biológico;

Para a massa:
- 1 Kg de farinha de trigo;
- 250 G. de açúcar;
- 250 G. de manteiga;
- 6 Ovos;
- 1 Colher (sopa) de canela em pó;
- Raspa de um limão pequeno.

1. Prepara-se o fermento na véspera.

2. Nesse mesmo dia, coze-se as batatas com a pele, tira-se a pele depois de cozidas e reduzem-se a puré. Junta-se o ovo batido, o açúcar e o fermento diluído num pouco de água morna. Adiciona-se farinha de trigo em quantidade suficiente para obter uma massa de consistência média. Abafa-se e deixa-se levedar durante a noite.

3. Na manhã seguinte, peneira-se a farinha para um alguidar, juntamente com o açúcar e a canela. Faz-se uma cova no meio, onde se deita os ovos, batendo-os sem misturar com a farinha. Junta-se a manteiga derretida (sem ferver) e, por fim, a massa de fermento.

4. Amassa-se bem até a massa fazer bolhas e se soltar do alguidar. Tapa-se em seguida, abafa-se e deixa-se levedar durante algumas horas.

5. Quando a massa estiver lêveda, tira-se pedaços do tamanho desejado e molda-se. Coloca-se sobre toalhas empoadas com farinha e, depois de levedarem mais pouco, pincelam-se com leite.


6. Leva-se os bolos a cozer em forno forte, aproximadamente 200ºC.








Fonte: https://foodwithameaning.wordpress.com/2013/03/30/massa-sovada-em-folar-uma-possibilidade-de-2-em-1/

Sem comentários:

Enviar um comentário