Museu Francisco Lacerda em Novas Instalações


O Museu Francisco Lacerda irá ter novas instalações, na Calheta, na ilha de São Jorge.
 
As novas instalações serão na antiga fábrica de conservas situada em frente ao porto da Calheta e terá um prazo de execução de 450 dias.
 
Esta mudança deve-se ás atuais instalações se debaterem com os espaços condicionarem a conservação do património existente.
 
O empreendimento vai desenvolver-se por três núcleos relacionados com a ilha, a música e a indústria conserveira.
 
Francisco de Lacerda (1869-1934), que dá nome ao museu, foi musicólogo e maestro e possui uma vasta obra, tendo desenvolvido a sua carreira, predominantemente, como chefe de orquestra, em Portugal.
 
A Secretaria Regional da Educação e Cultura adquiriu, em 1984, o atual edifício do museu para nele ser instalada a Casa Etnográfica que, em 1991, é inaugurada com a designação de Museu de São Jorge, que desde 2008, tem como patrono o musicólogo, compositor e maestro natural da ilha de São Jorge.
 
As coleções que integram o património do museu são, sobretudo, de caráter etnográfico e datam dos séculos XIX e XX, abrangendo a cerâmica, os têxteis/tecelagem, a agricultura, a pecuária e o mobiliário, sendo de destacar, igualmente, uma coleção relativa ao maestro Francisco de Lacerda.
 
 
Fonte:http://www.acorianooriental.pt/noticia/museu-francisco-lacerda-vai-ter-novas-instalacoes-na-calheta
http://portodacalheta.blogspot.pt/2016/03/adjudicacao-do-museu-francisco-de.html
 
Elisabete Almeida

Sem comentários:

Enviar um comentário