Festival Cordas - World Music Festival




Madalena, no Pico, é anfitriã do Cordas, o festival de músicas do mundo
A guitarra portuguesa, no primeiro festival de músicas do mundo, a acontecer na vila da Madalena, chega através da única mulher guitarrista, que viaja internacionalmente acompanhando o fado, Marta Pereira da Costa. 
O timple das Canárias vem com o Beselch Rodríguez, que será acompanhado na guitarra por Marco del Castillo que vem até aos Açores de Tenerife. O berimbau do Brasil vem com Pedro Escobar, a harpa gótica com o Silveira Anjos Teixeira, português a residir em Berlim. O cavaquinho vai ser apresentado por Amadeu Magalhães, que vem do norte de Portugal. 


O bandolim, a bandola, o violino, a guitarra clássica e muitos outros instrumentos de corda vão ser apresentados no festival que tem a Viola da Terra, a viola dos dois corações, a ser apresentada em concerto por Rafael Carvalho -- assim como através de filme, pintura e livros -- e, ainda, na abertura do festival através de uma improvisação em que a associação MiratecArts (organizadora do evento parceira com a Câmara Municipal da Madalena) convida todos os tocadores locais a se juntarem.

Os concertos vão acontecer na Praça da Madalena, na Câmara Municipal, na Santa Casa da Misericórdia e nas escolas locais. Existirão atividades paralelas que incluem: literatura, com a apresentação de "Conto da Mulher de Cordas" de Carolina Cordeiro; workshop de pintura, exposição Tocadores por Olaria Projetos de Arte e Educação do Brasil e sessões de filmes apresentados por MPAGDP (A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria) com o seu fundador Tiago Pereira, presente no festival. 
O Festival Cordas acontecerá de 11 a 18 de setembro no meio do Atlântico, na vila da Madalena, ilha do Pico, Açores. www.festivalcordas.com





http://mirateca.com/cordas/default.aspx
Carolina Melo e Simas.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário