Dia Dos Açores!


O Dia dos Açores foi implementado pelo parlamento Açoriano em 1980, com o objectivo de celebrar a açorianidade e a autonomia, tornando-se desse modo a maior celebração religiosa e cívica dos Açores.
Esta celebração acontece na Segunda-feira do Espírito Santo (a segunda-feira após a festa religiosa do Pentecostes), em que se entrelaçam as mais nobres tradições cristãs com a celebração da Primavera, da vida, da solidariedade e da esperança, constituindo deste modo a principal festividade do povo açoriano.
O nosso povo, formado por pequenas comunidades isoladas durante séculos, manteve cultos e práticas enraizadas no quotidiano caracterizando hoje em dia a sua cultura.
O culto do Espírito Santo nos Açoresé o resultado da forte influência franciscana no arquipélago e da conjugação da visão histórica proveniente da ortodoxia teológica cristã com a visão histórico-profética do milenarismo de Joaquim Fiore (formulado como sagração da história) ganhando uma dimensão e um impacto sem paralelo. O culto do Espírito Santo tem grandes dimensões e proporcionou ao catolicismo predominante nas ilhas um carácter especial, tendo sido, inclusive, uma fonte de constantes conflitos entre a ortodoxia da igreja e as Irmandades do Divino Espírito Santo, sendo deste modo um dos traços determinantes da cultura açoriana.

Um ótimo Espiríto Santo e Dia dos Açores para todos vós!


Sem comentários:

Enviar um comentário