Electricidade vai chegar à fajã de Santo Cristo




A fajã da Caldeira de Santo Cristo, na ilha de São Jorge, vai ser electrificada. Ainda não há data definida para a concretização do investimento.

"Estamos nesta fase a estudar, juntamente com a EDA, com a DRE [Direção Regional de Energia] e com a DRA [Direção Regional do Ambiente] a melhor solução para implementar e permitir a electrificação da fajã do Santo Cristo", afirmou Marta Guerreiro.

Segundo Marta Guerreiro, considerou-se que a solução que "causa menos impacto visual, menos impacto ambiental, que tem um custo menor e que permite uma adaptação se necessário de futuro é a electrificação através de cabo na rede de São Jorge que pode, na mesma, ter como fonte energias renováveis".

"O que se pretende é dar conforto a quem lá vive de forma permanente ou de forma mais pontual. Não se pretende que esta electrificação descaracterize aquilo que nós temos neste local ímpar dos Açores e a nível mundial", declarou, adiantando que "a electrificação para a iluminação pública não é algo que esteja previsto".


A ilha de São Jorge tem mais de sete dezenas de fajãs, terrenos planos e férteis ao nível do mar que resultaram da acumulação de detritos na sequência de terramotos ou escoadas lávicas de erupções vulcânicas.

A 19 de Março de 2016, as fajãs foram classificadas como Reserva da Biosfera pela Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

Fonte: www.sabado.pt
Adriana Teixeira

Sem comentários:

Enviar um comentário